Geografia do Parque Nacional Peneda Gerês (PNPG)

O PNPG caracteriza-se pela presença constante de água e pode ser percorrido (em parte) por estrada ou através dos seus inúmeros trilhos pedestres. Com uma área de cerca de 72.000 ha, estende-se por cinco concelhos: Melgaço, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca do distrito de Viana do Castelo, Terras do Bouro (onde ocupa 55,7% da área total concelhia) do distrito de Braga e Montalegre do distrito de Vila Real.

 

PARQUE TRANSFRONTEIRIÇO GERÊS-XURÉS

Do outro lado da fronteira portuguesa, na Galiza, o PNPG tem continuidade. Em 31 de julho de 1997 foi ratificado o Acordo de Cooperação entre o PNPG e o Parque Natural de Baixa  Limia-Serra do Xurés, Município de Lóbios, em Espanha. O conjunto dos dois parques constitui o Parque Transfronteiriço Gerês-Xurés com uma área conjunta aproximada de 91.000 hectares.

 

A criação deste Parque Transfronteiriço Gerês-Xurés revela o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no sentido de unir esforços na salvaguarda dos valores naturais e paisagísticos, já que a fauna e flora não conhecem fronteiras.

X